21.12.14

Que batatas são estas?!


Dois restaurantes de qualidade em Vila Real, duas más experiências com batatas pequenas "a murro": farinhentas, sem consistência, com sabor adocicado. Que se passa? Parece que não sou o primeiro a queixar-me e que a fornecedora é a mesma. Atenção agora às batatas para acompanhar o bacalhau cozido na noite de Consoada! Já recomendei uma ida ao Pingo Doce...

5.12.14

Prémio "Maria de Lourdes Modesto"

Hoje, a Academia Portuguesa de Gastronomia, presidida por José Bento dos Santos e da qual faço parte, procedeu, no Grémio Literário, à entrega anual dos seus prémios. Com um almoço, naturalmente.
 
Dentre eles, quero destacar o prémio "Maria de Lourdes Modesto", destinado a premiar, "a título excecional", "um restaurante de cozinha tradicional portuguesa de grande qualidade". A distinção, cujo merecimento pessoalmente reitero, foi para o transmontano "Geadas", um excelente restaurante da cidade de Bragança.
 
Na ocasião, tive o gosto de conhecer a patrona do prémio, Maria de Lourdes Modesto. Para além de fazer parte da memória televisiva da minha geração, a ela se deve uma cuidadosa recolha de receituário culinário português que muito tem contribuído para a fixação desse nosso património cultural.