4.10.16

O "espetáculo"

Como sempre, perguntei ao João, dono da Imperial de Campo de Ourique (Rua Correia Teles, 67/69), o que nos recomendava para o almoço, no sábado passado. Notei-lhe a tradicional hesitação: estava tudo "um espetáculo!". Vou desistir: nunca consegui arrancar dele um destaque de um menu de que se orgulha como um todo. E, pronto!, depois do belo presunto de entrada (teve de vir reforço!) lá optei por um Bacalhau à Minhota que, de facto, estava muito bom. Desta vez, o vinho da casa, bem gabado pelo João, era da zona de Arruda, e também era excelente. Um belo almoço! E barato.

A Imperial é uma casa simples que tem ar de ter sido uma antiga garagem. É um lugar onde me sinto bem, uma casa amiga, a que regresso sempre com gosto e sou recebido com uma inexcedível simpatia pelo João - um minhoto de Ponte da Barca com quem falo das suas raízes comuns com o meu bisavô.

Aqui fica a fotografia da "troika" familiar que torna a Imperial num "espetáculo!".

3.10.16

Adeus, Ancoradouro!


Era uma casa muito simpática no Moledo, propriedade de pessoas com quem, com os anos, vim a estabelecer uma magnífica relação de amizade. Os seus grelhados e o peixe fresco foram lendários, como o era a simpatia dos proprietários, a começar na Dona Fátima, passando pelo falecido Manuel Galvão e a acabar no filho Alfredo.

Dizem-me agora que o Ancoradouro fechou. Tenho imensa pena.

Regresso ao trabalho


Os amigos que fazem o favor de me seguir queixam-se recorrentemente de que este blogue tem estado "inerte". Têm razão. Falta de tempo e a necessidade de ter algum cuidado quando se aborda um tema que mexe com a vida e o trabalho de outros tem-me levado a uma forte parcimónia na elaboração de textos.

Vou assim tentar um novo modelo, por assim dizer. Para além da transcrição aqui das croniquetas restaurativas que escrevo noutros locais, vou adotar um género diferente, isto é, pequenas e mais frequentes nótulas sobre experiências tidas em visitas a certos restaurantes. Veremos se resulta.