27.2.13

De Castro Elias

Miguel Castro e Silva é, de há muito e sem favor, um dos melhores chefes portugueses. O seu antigo "Bull & Bear", na avenida da Boavista, no Porto, foi para mim, durante anos, o melhor restaurante português.

Há já uns tempos, Castro e Silva mudou-se para Lisboa. Responsável pela cozinha de "Largo", um agradável restaurante no Chiado, perto do teatro nacional de S. Carlos, passou também a dar a sua orientação ao "De Castro Elias", um pequeno espaço (40 lugares) perto da Gulbenkian, onde é apresentado um conceito um pouco menos ambicioso mas, nem por isso, com qualidade inferior.

Já por lá tinha ido algumas vezes ao almoço - altura em que é muito difícil arranjar lugar - e ontem fui lá jantar. Tudo o que se comeu no grupo em que estava incluído estava excelente, desde os petiscos às entradas, passando pelos pratos principais, escolhidos numa lista muito imaginativa, onde as referências alentejanas parecem predominar. A lista de vinhos, não sendo longa, é adequada e oferece um leque razoável, com cobertura de várias regiões vitivinícolas.

Desta vez, continuando sem ser especialmente notável, o serviço esteve à altura e teve um sentido profissional que, em visitas passadas, haviam fragilizado a minha opinião sobre a casa (como um dia referi pessoalmente a Miguel Castro e Silva). Fiquei com vontade de regressar*, em breve, ao "De Castro Elias".

"De Castro Elias"
Avenida Elias Garcia 180-B
Lisboa
Tel. 217 979 214

* Já lá voltei e comi ainda melhor que da vez anterior. E o serviço esteve impecável.

Sem comentários:

Enviar um comentário