17.1.25

"Bougain" (Cascais)


O "Bougain" situa-se bem no meio de Cascais, tendo próximo o estacionamento público junto da estação ferroviária. Entra-se por um jardim muito agradável, onde fica um bar e onde também se pode comer, mesmo em tempo mais frio, com a ajuda de aquecedores. Optámos pelas salas interiores, um espaço não muito grande, decorado com gosto (na imagem, um pormenor do teto), onde prevalecem umas mesas redondas, tipo café, que tornam menos confortáveis as refeições com mais de duas pessoas. Já na anterior "encarnação" do "Bougain" era assim. Repensar isto não seria mau.

O restaurante, desde há uns tempos, passou a ser propriedade do grupo que detem os lisboetas "Café de S. Bento" e agora o "Bar Snob". A filosofia da construção do menu, que mudou radicalmente do que existia na gestão anterior, é claramente tributária dessa nova "escola". Trata-se de uma oferta fixa, com cinco peixes e cinco carnes, além de uma escolha diversificada de entradas e sobremesas. A carta de vinhos, não muito longa, começa acima dos €30 euros. Uma refeição com três componentes não fica abaixo dos €50 euros/pessoa.

Tudo o que se comeu - e foram coisas muito diferentes - estava magnífico e muito bem apresentado. O serviço, com um excelente e conhecedor chefe de sala brasileiro, foi de primeira qualidade, com grande cuidado às mesas, por parte de todos os funcionários que nos atenderam. Noto que, perante uma pequena deficiência detetada, houve no final uma "atenção" da casa, descontando nas sobremesas.

O novo "Bougain" é uma muito boa notícia para a restauração de Cascais. Estará um pouco "overpriced"? Talvez, mas o espaço e a qualidade da comida e serviço tornam a equação satisfação/preço muito aceitável. Pelo menos na minha opinião.