2.3.13

Sabores de Itália

Há dias felizes. Ontem, numa saída tardia de Lisboa, em direção ao Norte, deu-me para abandonar da serenidade saariana da A8 e sair em direção às Caldas da Raínha. Tinham-me falado que o "Sabores de Itália" tinha mudado de instalações, mas que mantinha a sua tradicional qualidade. 

É uma casa já com história, criada em 1995. Havia lá ido uma primeira ver com o meu amigo Jorge Galamba, já há muito tempo, tendo-me ficado uma boa impressão. Regressei três vezes, mas, da última, bati com o nariz na porta. A casa estava fechada. Pensei que era a crise. Afinal, o restaurante apenas mudara de endereço, a partir de 2010.

Não foi fácil lá chegar, porque as obras na cidade são mais do que muitas - não fosse este um ano de eleições autárquicas. O novo "Sabores de Itália" fica situado numa praça na zona antiga da cidade (pergunte pela "praça do peixe"), que apresenta a virtualidade de ter um excelente parque subterrâneo de estacionamento, cujo elevador dá acesso quase direto ao restaurante.

Contrastando com o tom clássico do passado, a atual casa tem uma decoração de estilo contemporâneo, com zona isolada para fumadores. O serviço é muito atento e com um sentido profissional extremamente apurado, como se constatou em certos pormenores. Talvez porque era noite de 6ª feira e havia uma muito razoável ocupação, o ritmo de atendimento foi lento.

Mas valeu, francamente, a pena. Tudo o que se experimentou estava perfeito. Na tradição da anterior casa, a lista é muito cuidada, com bastantes ofertas de inspiração italiana, somadas a pratos bem portugueses. A carta de vinhos é equilibrada. 

Não costumo aqui falar de pratos específicos, mas um carpaccio de salmão com trufas, a abrir, ficou-me na memória gustativa. Foi uma refeição soberba, a um preço muito aceitável, o que naturalmente foi ajudado pelo facto de apenas se ter bebido meia-garrafa (condução oblige) de um magnífico "Vallado" tinto.

Conclusão simples: vale bem a pena ir às Caldas da Raínha, só para aproveitar o renascimento do "Sabores de Itália", um "senhor" restaurante. Para mim, nos dias que correm, uma das melhores mesas portuguesas fora de Lisboa e Porto (e algum Algarve, como me dizem).

"Sabores de Itália"
Praça 5 de outubro (antiga "praça do peixe"), 40
Caldas da Raínha
Tlf. 262 845 600

2 comentários:

  1. Como penso,daqui a uns meses, passar uns dois dias por essa zona, Fico-lhe,senhor Embaixador, muito grato pela indicação !
    Quanto ao Vallado, conheço muito bem. Um belíssimo Douro a preço comedido.
    Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/07/2013

    Sr. Embaixador

    A competência no atendimento e o ambiente aprazível serão, porventura, imbatíveis no que concerne à concorrência dentro da cidade de Caldas. No entanto, face ao custo médio de refeição, dificilmente será uma primeira escolha para a esmagadora maioria dos caldenses.

    AAS

    ResponderEliminar