25.4.13

Tribeca

Começo pelo fim: foi uma refeição soberba, num espaço muito agradável, com um serviço de primeira qualidade e um preço que se situou dentro das expetativas.

Tinham-me falado do "Tribeca"* há já alguns meses, sempre de forma elogiosa. Fica perto de Peniche, em Serra d'el Rei. A imagem exterior não está à altura dos espaços internos, decorados com imenso bom gosto, criando um ar de "brasserie", mais americana que francesa. A forma cosmopolita e muito profissional como a lista de pratos é apresentada, com um menu em inglês no verso, denota a presença regular de uma clientela estrangeira que, na noite em que por lá estive, era largamente maioritária.

Uma sopa de peixe de entrada estava magnífica e os peixinhos da horta (com "dip" de cebola e mostarda) eram de "se chorar por mais". Do mesmo modo, os lombos de linguado com açorda de ovas estavam muito bons, mas devo dizer que fiquei rendido aos camarões de Moçambique panados com um (imbatível!) risotto de lingueirão.

Nas entradas, voltarei logo que possa para ver a sopa de navalheira em crosta folhada. Os peixes (é a zona deles) têm um lugar de realce na lista, com o robalo a sugerir várias opções. Nas carnes, entre outubro e abril, há uma empada de faisão e perdiz, a que fiquei tentado. Nas sobremesas, onde é apresentada uma lista conservadora (leite creme, papos d'anjo, cheesecake, mousse de chocolate), experimentei uma tarte tatin de maça, que estava excelente. Uma última palavra para a carta de vinhos, muito bem construída, cobrindo todas as regiões vinícolas e com muito boas escolhas. Ah! e um conjunto muito aceitável de meias garrafas.

Sintetizando: uma das melhores experiências gastronómicas dos últimos tempos. Como se diz no Michelin, "vaut le détour".

Tribeca
Serra d'el Rei
Avenida da Serrana, 5
Tlf. 262 909 461

* Já agora, por curiosidade, diga-se que Tribeca é uma zona muito na moda no sul de Manhattan, Nova Iorque, designação que advem de "triangle below Cannal" street. E, já que andamos na área, esclareça-se que Soho significa "south of Houston" street. Lembrem-se disso quando passarem no "falso" Soho, em Londres. 

1 comentário:

  1. Anónimo5/06/2013

    Gostaria se fosse possível que me esclarece se acerca dos preços praticados, apenas uma média :)

    ResponderEliminar