1.8.24

"Cavalariça" (Comporta)


Saí perplexo de um jantar na "Cavalariça", na Comporta - o qual sabia ter aberto uma casa com o mesmo nome em Évora (onde tenciono ir) e outra em Lisboa (cujo "conceito" me não seduz). Perplexo, porquê? Porque, tal como Sérgio Godinho diz numa das suas canções, "hoje soube-me a pouco". Puxando pela memória, dou-me conta de ter ido, no passado, pelo menos três vezes à "Cavalariça" da Comporta, uma em cada ano e verão diferentes. E, na minha memória, repousa a ideia de que, dessas três vezes, saí mais satisfeito do que desta última.

A minha perplexidade resulta do facto de eu ainda não ter concluído se a culpa desta última perceção é exclusivamente minha ou se se tratou de uma responsabilidade com contribuição alheia. Eu explico. Olhámos para a lista e concluímos que, na lógica da refeição, se justificaria que pedíssemos duas ou três entradas e, para encerrar, antes das sobremesas, um único prato "de substância". E solicitámos um conselho à senhora que manifestamente dirigia  sala, a qual, com grande diligência, nos procurou ajudar a decidir. Essa senhora - excelente e atenta profissional, diga-se - fez-nos duas ou três sugestões que, por razões sempre diferentes, afastámos. E assim fomos "afunilando" as nossas escolhas, acabando por assentar em outras opções, sobre as quais, afinal, tínhamos mais dúvidas do que certezas. E ficámos por aí.

O "mix" por que optámos acabou por não nos deixar felizes. Era "maus" pratos? Longe disso! Eram, contudo, escolhas "ao lado" daquilo que seria mais confortável para nós. O saldo final do repasto acabou por compor-se com duas belas sobremesas. A "dolorosa" (como os espanhóis chamam à conta) não foi excessiva, embora, com honestidade, deva dizer que a carta de vinhos da "Cavalariça" está manifestamente "overpriced". E, em face da opção que infelizmente fizemos, vou dizer aqui, de forma muito frontal, algo que há muito trago no íntimo: os vinhos da Comporta, decididamente, não me convencem.

Para o ano, vou voltar ao "Cavalariça" da Comporta, claro. Quanto mais não seja para corresponder à simpatia do seu serviço e para decidir, de uma vez por todas, se o erro da visita de 2024 foi mesmo meu.

Sem comentários:

Enviar um comentário